Vinda com a Neve – Odette de Barros Mott

Eu contei no meu twitter há um tempo, que eu encontrei aqui em casa, livros antigos da minha mãe e do meu tio. Muitos são ‘Literatura infanto-juvenil’, mas nem por isso senti vontade de não ler, ao contrário, a vontade de ler foi muita!
Esse é um deles. E digamos que eu gostei.


Minha Versão


Edição: 1
Editora: Moderna
ISBN: 0
Ano: 1982
Páginas: 48


Vinda com a Neve é mais uma história comovente de uma família separada por pessoas más. No caso, o próprio pai. A razão? Por o filho, o príncipe, ser bom demais. Ele dava comida as escondidas para os mendigos e era amigo deles. O irmão mais velho descobriu e foi logo contando pro pai, que não tardou em espulsá-lo junto com a mulher e a filha recém nascida. Logo em seguida, com tantas dificuldades perante a neve, o destino os separa, a mãe morre e o pai se sente obrigado a entregar a criança na porta de uma choupana. Nela moravam um casal e dois filhos e nada mais natural que colocarem o nome da menina de Vinda com a neve. O desenrolar da história é o que vocês provavelmente – assim como eu quando ainda estava lendo – já adivinharam. Depois de anos, o pai já com situação financeira boa – razões que são explicadas passo a passo no livro – vai atrás de sua filha. No fim todos vão morar juntos com o príncipe e vivem “felizes anos e anos”.

Frases

“O céu recompensa os bons e por dois dias de sofrimento, dá-lhes, a mais, dez anos de alegria”

A Autora

Odette de Barros Mott nasceu em 24 de maio de 1913 em Igarapava, no Estado de São Paulo.Concluiu a alfabetização na Escola Modelo Caetano de Campos e o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Ginásio Normal. Era escritora, professora, colaboradora dos jornais O Ginásio, Eco Mariano, O Jocismo e Correio Paulistano. Foi dirigente por cinco anos do Movimento Operário Católico e presidente e fundadora do Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil (CELIJU). Com 20 anos escreveu o primeiro livro de poemas – Tranquilidade – a que se seguiu uma rica produção de textos. Obteve vários prêmios literários; alguns de seus livros estão catologados em bibliotecas internacionais, como As aventuras do escoteiro Bila e Justino, o retirante.*

Algumas de suas obras

Curiosidades

Há um blog em homenagem a autora. Clique aqui para visitar.

Não existia essa capa no skoob. Eu mesma coloquei lá. Clique aqui para ver.

*Texto retirado da Biografia do próprio livro, com pequenas modificações.
*Foto retirada do site da ieb

Deixe um comentário

