O soldado que não era – Joel Rufino dos Santos

Eu adoro histórias de mulheres guerreiras, que lutam realmente pelo que querem e não há barreira que as impeçam. O soldado que não era é exatamente assim, e melhor, é baseado na história do Brasil. O livro conta a trajetória – na visão do autor – de Maria Quitéria (1792-1853), uma mulher de garra que se veste de homem para lutar na guerra, na independência do país. O final é bastante triste, mas que nos remete à essência da vida. Maria Quitéria foi sem dúvida corajosa, valente, patriota e humanista.

Minha Versão

Edição: 3
Editora: Moderna
ISBN: 0
Ano: 1980
Páginas: 52

Frases

“Contudo, a Herança que todo homem recebe ao nascer, de outros homens que lutaram e morreram, antes dele, para que todos os homens sejam um dia felizes – esta Herança, Maria Quitéria de Jesus, humilde sertaneja de São José das Itapororocas, não a desperdiçou”.

O Autor

Joel Rufino dos Santos (Rio de Janeiro) é um historiador, professor e escritor brasileiro. É um dos nomes de referência sobre cultura africana no país. Nascido no bairro de Cascadura, cresceu apreciando a leitura de histórias em quadrinhos. Já adulto, foi exilado por suas idéias políticas contrárias à ditadura militar então em vigor no país. Morou algum tempo na Bolívia, sendo detido quando de seu retorno ao Brasil (1973). Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde lecionou Literatura, como escritor tem extensa obra publicada: livros infantis, didáticos, paradidáticos e outros. Trabalhou como colaborador nas minisséries Abolição, de Walter Avancini, transmitida pela TV Globo (22 a 25 de novembro de 1988) e República (de 14 a 17 de novembro de 1989). Além disso, já ganhou diversas vezes o Prêmio Jabuti de literatura, que é o mais importante no país.*

Algumas de suas obras

Curiosidades

A História de Maria Quitéria lembra a célebre Mulan, pois ela também se faz passar por homem para guerrear.

Há entrevistas feitas com o autor respectivamente pela Tv Brasil e Tv Globo. Clique aqui e aqui para ler.

_____________________

*Biografia retirada da Wikipédia.
*Foto retirada do site da Tv Brasil.

Anúncios

5 comentários sobre “O soldado que não era – Joel Rufino dos Santos

  1. Oi Tata, bom quanto ao projeto dos 12 livros em 12 meses, eu cheguei a pensar numa lista, mas definitivamente não daria mt certo, ai vou pegando livros que me interessam e vou lendo, já foram 03 esse mês, vou deixar alguns separados para o resto do ano…rs
    Esse último do HP recomendo mt a leitura, o que me estimulou mais foi o lançamento do filme esse ano, mas vc que é fã vai gostar.
    Beijos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s