O Gênio do Crime – João Carlos Marinho Silva

Como no título mesmo diz, há um crime, mas ninguém morreu; por enquanto. Bolachão depois de investigar o falsário das figurinhas – que está levando à falência a fábrica de tal mercadoria – com seus amigos Edmundo e Pituca, se vê encurralado no esconderijo do “Chefe”, o bandido. Ele quer se livrar do menino dissolvendo-o em um banho de ácido. Conseguirá o Bola escapar dessa enrascada?

Enquanto isso, no outro lado da cidade seus amigos estão pensativos, tentando resolver o X da questão: Onde estará o Gordo? Eles não estavam sozinhos, contavam com a ajuda do dono da fábrica, Seu Tomé, e o detetive mais famoso do mundo, Mister John, o detetive invicto, que também foi designado para investigar o caso.

Mas o que Bolacha ainda não sabe é que ele mesmo se ajudará, a solução ainda vai se formar em sua cabeça. Qual será essa solução?

Só digo uma coisa, o detetive invicto perde seu adjetivo!

Às vezes eu deduzia o que ia acontecer, mas eu dou um desconto porque é um livro infanto-juvenil. Mas quem acha que livros assim são ruins, estão enganados, João Carlos Marinho Silva, o autor, revolucionou o gênero ao adicionar certas verdades em suas histórias e não focar somente na fantasia.

Minha Versão

Edição: 13

Editora: Obelisco

ISBN: 0

Ano: 1977

Páginas: 162

Frases

“Vou me acabando aos pouco feito um gelo que se derrete”.

” O homem põe e Deus dispõe e não temos capacidade de penetrar nos despachos do céu”.

“A história do mundo mostrar que os chatos ser bichos muito lógicos e ter sempre razon. Mas a problema fundamental do vida non ser ter razon, a problema fundamental do vida ser non ser chata”.

“Só se falava nisso na cidade e um sujeito que resolvera se suicidar naquele dia, pulando do Viaduto do Chá, teve que adiar para a outra semana porque viu que ninguém ia ligar a mais mínima para a notícia da sua morte”.

Curiosidades

O Autor

João Carlos Marinho Silva nasceu em 25 de Setembro de 1935 no Rio de Janeiro. Sua obra é considerada um dos marcos da renovação da literatura infanto-juvenil brasileira iniciada na década de 1970, e é sempre citada como uma referência importante pelos autores da geração envolvida nessa mudança, como Ruth Rocha e Ana Maria Machado. Passou sua infância e adolescência em Santos e em São Paulo, antes de ir estudar na École Nouvelle de la Suisse Romande, em Lausanne (Suíça), onde ficou até os 20 anos de idade. É formado em Direito pela USP e foi advogado trabalhista em Guarulhos durante quase 30 anos. Após aposentar-se da advocacia, mudou-se para o bairro de Pinheiros, em São Paulo, cenário de muitas de suas narrativas. Escreveu 16 livros, 12 deles dedicados às aventuras da Turma do Gordo.*

Algumas de suas obras

______________________

* Biografia retirada da wikipédia, com algumas modificações
*Foto retirada do site Letras&Leituras

Anúncios

5 comentários sobre “O Gênio do Crime – João Carlos Marinho Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s