[RESENHA] Por Dentro Da Moda – Shari Benstock e Suzanne Ferriss

Edição: 1
Editora: Artemídia Rocco
ISBN: 8532513980

Ano: 2002
Páginas: 327
Tradutor: Lúcia Olinto
Título original: On Fashion
Sinopse: Todos sabemos que a roupa é uma linguagem que incessantemente está transmitindo mensagens sobre o seu usuário. Mas quem fala essa linguagem, o que ela significa e como são estabelecidos e transformados seu significados ? Por dentro da Moda explora a maneira como o lado material, político, psicológico, sexual e até mesmo intelectual de nossas vidas é entrelaçado no tecido da moda. Esta estimulante e atemporal coleção de ensaios explora as funções simbólica e figurativa da fotografia, do cinema e do vídeo no consumismo, pós-modernismo e no feminismo, nas culturas política e material e na autodefinição e na subjetividade. Estas funções demonstram o amplo alcance que a moda e suas expressões possuem. Por dentro da moda reúne ensaios de estudiosos dos fenômenos sociais e de especialistas em moda, entre eles Douglas Kellner, que, no ensaio, Madonna, moda e identidade, traduz o que o maior ícone pop do último século, suas atitudes controversas e visual camaleônico representaram, não só para a moda como também para a atitude de toda uma geração. Em A revista Barbie e a utilização estética do corpo das meninas, Ingeborg Majer O’Sickey mostra como, desde muito cedo, as mulheres são obrigadas a se enquadrar em um determinado padrão estético, e quais são as consequências que isso pode trazer para a vida adulta. A trajetória e o legado da modelo Twiggy – um dos símbolos mais emblemáticos da moda nos anos setenta – são o objeto de pesquisa de Linda Benn DeLibero, enquanto Chreyl Herr usa como fonte para seu artigo os uniformes do Exército Republicano Irlândes (IRA). Ensaístas igualmente importantes da coletânea são Kaja Silverman, Hélène Cixous e Sonia Rykiel.

Se você curte moda, posso dizer que este livro é essencial!
Minha relação com ele começou meio forçada, pois precisei usá-lo como pesquisa para minha monografia, mas logo percebi que seria importante para o meu trabalho.
Para começar, meu exemplar foi encontrado em uma feira de livros usados, no meio de uma pracinha. Lá, os livros tinham uma média de preços baixíssima e muitos estavam em péssimo estado… Paguei R$5 por este livro, mas além de MUITA poeira, tem algumas anotações nas páginas. Deve ter pertencido a alguma estudante como eu :D
Bom, então vamos aos fatos…
O livro é realmente muito legal para quem curte/estuda/se interessa de alguma forma por moda. Além de contextualizar histórias antigas sobre a moda, os autores também falam sobre vários aspectos da modernidade.
Por ser um livro organizado, a leitura não fica chata e os assuntos não precisam de muita sequência. É uma reunião de textos em um único livro, muito importante para quem pretende usá-lo como estudo, já que nele você pode encontrar assuntos diversos!
Alguém aí gosta muito de moda ou conhece alguém da área? Em breve, uma surpresa!
Cotação:
Anúncios

4 comentários sobre “[RESENHA] Por Dentro Da Moda – Shari Benstock e Suzanne Ferriss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s