Eu sou o Mensageiro – Markus Zusak

 

Editora: Intrínseca

Ano: 2007
Páginas: 318
Categoria: Romance Australiano
Tradução de: The Messenger
 
Minha Avaliação: 5 (Ótimo!) <3 (Favorito)
Avaliação no Skoob: 4.3 (em 12/11/13)
Ed. Kennedy é o protagonista desse livro, o qual nos conta a sua história. Portanto, a narrativa é em 1ª pessoa.
Ele é taxista, e mora em uma cidade pequena. Sendo assim, seus amigos são poucos, e se chamam Ritchie, Marv e Audrey. Eles sempre se encontram para uma partida de baralho em tardes tranquilas. E claro, há também seu companheiro fedido e amante de café: seu cão chamado Porteiro.

Na verdade, ele tem uma porrada de conhecidos também, por poucas razões. A primeira é que ele joga bola no verão e tem uns camaradas da pelada. A segunda e mais importante é que ele perde as estribeiras com a maior facilidade, feito um idiota. Você já percebeu que os idiotas têm uma porção de amigos? É só uma observação. (Ed descrevendo Marv, p.34)

Ed se sente o pior dos filhos, pois nunca foi para uma faculdade, nunca saiu da cidade em que nasceu, e não faz diferença na vida das pessoas. Em suma, ele se sente um nada.

Não é nada demais, coisa pequena, mas acho que é verdade o que se diz por aí, tipo que as grandes coisas são sempre coisas pequenas que percebemos. (p.195)

Certo dia, Ed e seus amigos presenciam um assalto ao banco, e se envolvem mais do que desejavam; principalmente Ed que depois do ocorrido começa a receber cartas A’s do baralho com instruções pelo correio. Ele decide segui-las, e todos os casos fazem com que ele ajude pessoas. Mas quem está enviando essas cartas, e por que ele foi o escolhido? Ed terá essas respostas assim que resolver os três últimos e mais complicados casos que envolvem seus amigos e ele próprio, a carta coringa. Mas uma coisa é certa, Ed não se sente mais o mesmo.

É inegável como a verdade pode ser brutal às vezes. Só dá para admirá-la. Geralmente passamos a vida acreditando em nós mesmos. “Eu tô bem”, dizemos. “Tá tudo bem”. Mas às vezes a verdade pega no pé e não tem santo que a faça desgrudar. É aí que percebemos que às vezes ela nem chega a ser uma resposta, mas sim uma pergunta. Mesmo agora, estou aqui pensando até que ponto minha vida é convincente. (p.270)

Eu AMEI esse livro, principalmente por três motivos:
– O narrador te envolve na história; ele conversa com você. Ele sabe que o livro foi escrito para contar a sua experiência, e alguém nesse momento está lendo.
– A história envolve outros livros e filmes como pistas para novos casos. Tipo charada.
– Passa uma mensagem ótima, mas sem ser do tipo “moral da história”.
Se tornou o meu queridinho. Favorito! <3

Para se Inspirar:

Produtos: Quadro Salvador Dali / Nescafé Tradição.

Literatura: Troilo e Créssida (Ulisses); Macbeth; de Shakespeare / Crime e Castigo, de Dostoiévski / O Morro do Vento Uivantes, de Emily Brontë / Table Of Everything, de Trudy White / O Fator Humano; Brighton Rock; O Coração da Matéria; O Poder e a Glória; Nosso Homem em Havana; de Graham Greene / Forca na Areia; As Sandálias do Pescador; Children of The Sun; The Ringmaster; Os Fantoches de Deus; de Morris West / Joyce / Dickens / Conrad / Mulher Estéril; The Winter Tree; Colossus; Ariel; A Redoma de Vidro; de Sylvia Plath.

História: Joana D’arc.

Filmes: Ben-Hur / Loucos de Dar Nó / Surdos e Loucos / Carruagens de Fogo / Casablanca / Quanto Mais Quente Melhor / Mister Roberts / Rebeldia Indomável / A Mala / Dívida de Sangue / A Princesa e o Plebeu.

Programas de TV / Seriados: Roletrando / Os Gatões / Mundo Esportivo / Drew Carey Show / S.O.S Malibu.

Músicas / Músicos: Bob Dylan / Five Hundred Miles; The Doodle Song; dos Proclaimers / David Helfgott / Ramones / Purple Haze, de Jimi Hendrix / Ele Tem o Mundo Inteiro Nas Mãos / Eight Days a Week, dos Beatles / You Give Love a Bad Name, de Bon Jovi.

Para saber mais sobre os itens acima, clique nos nomes.
Para ouvir as músicas no perfil do blog no Grooveshark clique aqui.

Deixem nos comentários se vocês já leram, ou se pretendem ler. Quero saber muito a opinião de vocês!! Fiquem abaixo com as fotos que tirei. Até a próxima! Beijos. :*

 

 

24 comentários sobre “Eu sou o Mensageiro – Markus Zusak

  1. Eu já li muitas resenhas desse livro, inclusive, muitos elogios.
    Ainda não comprei. Mas gosto muito da escrita de Markus. Ele tem muito talento e cativa as pessoas.
    Teu blog é um encanto.
    Estou sorteando 11 livros lá no Blog. Dez livros as inscrições acabam amanhã. O resultado sai dia 15.
    Quanto ao outro, ainda vai demorar um pouquinho. Mas se quiser participar, será bem vinda.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    Curtir

  2. Ai que massa as fotos das cartas! Super amei!
    Eu ADORO esse livro! Sério, não sei como as pessoas não costumam gostar tanto dele. Tenho um amor eterno pela escrita desse autor.
    Você acredita que levaram o meu volume e nunca mais devolveram? Pois é. Revoltadíssima até hoje com isso!
    Mas pretendo comprar outro para substituir

    Amei a resenha!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    Curtir

  3. Olá Thaysa! O livro parece ser aquele que te prende de uma forma, que mesmo o leitor querendo não consegue. Isso é o mal dos livros com suspenses e mistérios. E como uma boa amante do gênero, me senti pressa a ele somente lendo sua resenha.
    Não sei quando vou poder ler este livro, mas já adicionei aqui na minha lista e espero muito em breve poder me aprofundar à historia.

    Parabéns flor pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    Curtir

  4. Não é de hoje que quero ler outro livro do Zusak. Difícil dizer qual aparenta ser mais interessante, mas entre todos que conheço esse aparenta ser o melhor, até porque possui características que costumo gostar – e vale lembrar também que tinha esquecido do que esse tratava, já que faz muito tempo que não vejo um comentário sobre ele.
    Espero ter a oportunidade de ler o quanto antes, mas antes preciso reler “A Menina que Roubava Livros” antes da estreia do filme.

    Beijos,
    Ricardo – http://www.overshockblog.com.br

    Curtir

  5. Além desse eu só li A menina que roubava livros, mas já faz um tempinho e não lembro muito dos detalhes, mas sei que gostei bastante também.

    Não li a garota que eu quero, mas com certeza será um que estará na minha estante. Quando eu ler te falo o que achei.. rs

    Beijos.

    Curtir

  6. Adorei a sinopse! Gosto muito de livros de suspense e, meu gênero favorito, a ideia de enviar pistas através de cartas de baralho é simplesmente engenhosa. Depois de analisar a capa, que é muito bonita por sinal, percebi que é do mesmo autor de “A menina que roubava livros” que é um livro que tenho e não consegui terminar de ler, por ser uma história um pouco maçante. Mas acredito que essa deve ser muito boa.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    Curtir

  7. Olá, flor!
    Tenho muita curiosidade de conhecer esse autor. Nunca li nada dele, nem mesmo A Menina que Roubava Livros, mas pretendo ler!
    Eu Sou o Mensageiro já estava entre os meus desejados há muito tempo, por recomendação, mas nunca tinha lido uma resenha sobre este livro. Adorei a sua. Fiquei curiosa para conhecer a narrativa do autor, que é tão envolvente assim, e para adquirir o livro, porque pelas fotos é lindo! :O
    Com certeza, lerei o livro, flor. *u*
    Beijos!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    Curtir

  8. Olá Thaysa, estou conhecendo seu blog e me deparei com a resenha desse livro. Já faz um tempo que pretendo ler, mas sempre vou postergando. A história parece interessante e essa questão de pistas e charadas me intriga bastante.
    Parabéns pelo blog, estarei sempre aparecendo por aqui.
    Abraços, DuLapa.

    Blog DuLapa
    http://www.dulapa.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

