Divergente – Veronica Roth



Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 502
Categoria: Literatura Infantojuvenil
Título Original: Divergent


Minha Avaliação: 5 (Ótimo!)
Avaliação no Skoob: 4.6 (em 25/05/14)

Olá pessoas, como vão? Hoje trouxe uma resenha de um livro que acho que se alguém ainda não leu, com certeza está na lista de compras. Haha Estou falando de Divergente da autora Veronica Roth.
Nesse livro, existem 5 facções: Audácia, Amizade, Abnegação, Erudição e Franqueza. Beatrice Prior, nossa bela protagonista nessa distopia pertence a facção da Abnegação até seu tão esperado teste de aptidão que acontece ao completar 16 anos. Ao passar pelo teste, Beatrice descobre que ela tem competência para fazer parte de 3 facções diferentes, o que nesse mundo pode ser extremamente perigoso. Essas pessoas que têm o resultado do teste inconclusivo são chamados de Divergentes. Como a pessoa pode escolher pra qual facção quer ir, Beatrice escolhe a Audácia, mas isso não significa que ela já pertence a essa facção, pois terá que passar por vários testes na sua iniciação para provar que é capaz. Se não conseguir virará uma sem–facção, onde vagará o resto da vida sozinha pela cidade de Chicago. 
Já na Audácia, Tris conhece Quatro, que é um dos instrutores dos iniciandos, e como ele é muito misterioso chama a atenção dela. Mas Tris não imaginava que assim que fizesse a sua escolha, sua vida e de todas as outras facções mudariam para sempre. 
Vou ser totalmente sincera com vocês. Eu estou apaixonadíssima por essa distopia. Nunca achei que fosse gostar tanto. Esse livro foi lido em menos de dois dias, e quando acabou corri pra a livraria e pedi pro meu namorado de presente os outros dois! (Sim, meu aniversário estava chegando e não ia aguentar esperar pra ler os outros. Hahaha) 
Por ter uma leitura fácil, Divergente se torna envolvente, e faz com que você “devore” o livro em pouco tempo. Eu recomendo essa leitura para aqueles que gostam de muita ação, emoção e romance.

           Inspire-se 

A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela. (p.111)

Mas o que eu percebia como a falta de medo talvez fosse apenas o medo sobre controle. (p.251)

Em algum lugar dentro de mim há uma pessoa misericordiosa e clemente. Em algum lugar, há uma garota que tenta entender pelo que as pessoas estão passando, que aceita o fato de que as pessoas fazem coisas más e que o desespero leva-as a lugares mais escuros do que jamais puderam imaginar. Eu juro que essa pessoa existe, e ela sofre por esse garoto arrependido que vejo diante de mim. Mas se eu a visse, não a reconheceria. 
– Fique longe de mim – digo baixinho. (p.314) 

É não, era. Isso é a morte: quando o “é” se transforma em “era”. (p.317)

Tenho medo das suas mudanças repentinas de humor. Elas me mostram que há algo de instável dentro dele, e a instabilidade é perigosa. (p.324)

Mas nós devemos apenas fazer com que a culpa nos ajude a fazer mais no futuro. (p.329)

Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene. (p.454) 

15 comentários sobre “Divergente – Veronica Roth

  1. Olá!
    Minha distopia favorita!!
    O Quatro no inicio não me conquistou, mas depois o conheci melhor e pude entender esse mistério todo que o cerca!
    Sem dúvida uma história muito bem criada!!
    Ansiosa pelo filme Insurgente!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    Curtir

  2. Pois é, ainda não li a trilogia Divergente (tampouco li Jogos Vorazes; ando meio por fora das distopias mais recentes). Mas sabe que tenho curiosidade. Quanto ao filme, não tenho muita vontade de ver, não, e nem é porque não li – muitas vezes vejo o filme antes de ler o livro. Por ter gostado muito de distopias mais “clássicas”, tipo 1984 e Laranja Mecânica, tenho uma baita curiosidade de ler essas mais novas que são tão faladas e têm milhares de fãs. Pretendo ler um dia…

    Beijos, Livro Lab

    Curtir

Deixe um comentário

