Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 17 anos

Hoje, 26 de junho, faz 17 anos que o primeiro livro do bruxo mais famoso do mundo foi lançado na Inglaterra. Em 1997 eu tinha 7 anos e nem sabia de sua existência. Harry Potter e a Pedra Filosofal só foi lançado aqui no Brasil em 2000 pela Editora Rocco, e foi entre esse ano e o ano seguinte que eu finalmente peguei o livro nas mãos. O exemplar era emprestado de um amigo da minha irmã e comecei a ler também, mas, como todos os livros que eu pegava para ler nessa época, não terminei. Eu era uma criança das ruas, praticamente, e quase não ficava em casa (cidade pequena tem dessas coisas). De tão hiperativa que eu era, ler era a última coisa que eu queria e fazia. Provavelmente o que aconteceu comigo em relação com a série Harry Potter seja um pouco diferente com o que aconteceu com a maioria dos leitores que eram assíduos desde pequenos. Só fui ler, de fato, todos os livros da série com 16 e 17 anos. Sim, li o último livro na época de seu lançamento em 2007, pelo menos. rs

Só tenho coisas boas para escrever sobre essa série. Eu via os filmes antes de pegar o gosto pela leitura e já era apaixonada. Posso dizer que todos os filmes foram os que eu mais revi e os que eu mais lembro das histórias (sim, isso é uma coisa importante para uma pessoa que não tem muita memória rs).

Custo a acreditar e aceitar que esse “bum” de Harry Potter será perdido pelas crianças de hoje e gerações futuras, e não digo isso da boca para fora, pois tenho uma prima de 12 anos e um primo de 10 que não são muito chegados na história, e olha que a minha prima adora ler também, então esse não é o motivo!!!

Só tenho que agradecer aos meus pais por me colocarem no mundo numa época propícia para participar desse alarde em volta do universo Harry Potter e fazer parte do grupo de leitores que esperam sua cartinha de Hogwarts até hoje. *-* (vai que chega atrasada haha)

Agora fica aqui as perguntas: será que ainda teremos alguma série que supere Harry Potter? Que faça o seu público suar de nervoso esperando os lançamentos dos livros e filmes? Que venda os exemplares em disparada e supere o record mundial de arrecadação de bilheterias no cinema?

Eu espero que sim, porque afinal sempre quero mais, mas acho bem difícil. O certo é que J.K. Rowling sempre será a escritora que todos tentarão ser, e Harry Potter sempre será a história que todos queriam ter escrito.

 
5 comentários sobre “Harry Potter e a Pedra Filosofal completa 17 anos

  1. Eu dei um pouquinho de sorte, quando ele foi lançado no Brasil eu tinha exatamente a mesma idade que o Harry no livro (11), e apesar de eu ter julgado bastante a capa na época (um garoto com uma vassoura voadora e um unicórnio atrás?!), resolvi arriscar… mais por causa da coincidência nas idades, porque o tamanho do livro me assustava profundamente. haha
    Talvez tenha sido uma das melhores decisões que tomei na vida, daí em diante, começou minha paixão por livros, deixei de julgar livros por capas e tamanhos (e que orgulho eu tive ao terminar aquele “livrão”… hahaha), e cresci e amadureci junto com a série.
    Minha edição é a primeira, o nome Harry Potter na capa ainda nem era o logotipo atual.

    Acredito sim, que a série tenha sido responsável pelo “boom” de leitores da nossa geração, e que temos que ser gratos a ela por toda essa revolução. E concordo com você, quando diz que isso vai continuar nas próximas gerações. Em grande parte por culpa do cinema, que tem abraçado grandes séries e despertado no público esse olhar para o mundo dos livros.
    Hoje vemos séries menos merecedoras se tornando best-sellers… boas ou não, o importante é que o povo leia! hahaha

    Lohan

    Curtir

Deixe um comentário

