Livro: O Alquimista, de Paulo Coelho (Edição Especial 25 anos)

livro o alquimista edicao especial paulo coelho blog leitora na moda

Se você já teve o mesmo sonho pelo menos duas vezes e não fez nada a respeito, deveria considerar ler esse livro, talvez seja a sua Lenda Pessoal

E justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante.

O Alquimista conta a história de um pastor que ao ter um sonho repetidamente, resolveu procurar uma cigana. Ela lhe disse para ir atrás de seu tesouro. Tesouro? O rapaz decide realmente procurar, mas em algum momento começa a desconfiar e desistir; e é quando se depara com um velho que sabia tudo sobre sua vida, e lhe explicou que ele sempre aparece para pessoas que estão perto das suas Lendas Pessoais, mas por motivos bobos desistem. Sendo assim, o pastor decide vender suas cabras e vai rumo as pirâmides do Egito, onde está seu tesouro.

Se você sair prometendo o que ainda não tem, vai perder sua vontade de consegui-lo.

No meio da viagem o rapaz é roubado, fica sem nenhum tostão no bolso, mas depois consegue dinheiro suficiente durante um ano (de uma maneira que não vou contar qual). Após esse tempo, passa novamente pela sua cabeça desistir, mas algo acontece e ele foca novamente no seu objetivo.

Na caravana no qual ele está atravessando o perigoso deserto, ele conhece um inglês que fala de coisas que ele não entende muito, um tal de elixir e pedra filosofal. O pastor sempre gostou de ler, – sim, ele foi alfabetizado – porém não entendia nem um pouco os livros que o inglês levava com ele.

O inglês lhe disse que estava viajando para encontrar o alquimista que descobriu como transformar metal em ouro e queria aprender também.

Em um oásis o pastor conhece Fátima e se apaixona perdidamente por ela. Seria mais um desvio de seu sonho se Fátima não fosse uma mulher do deserto, como ela mesma se chama, pois já está acostumada a ver as esposas olhando para o horizonte esperando pela volta de seus maridos.

…o Amor nunca impede um homem de seguir sua Lenda Pessoal. Quando isso acontece, é porque não era o verdadeiro Amor…

Sendo assim, com muito custo, o rapaz decide seguir seu caminho e acaba tendo uma companhia inesperada, companhia essa que lhe ensina sobre a Alma do Mundo e o ajuda a chegar às pirâmides.

Só uma coisa torna o sonho impossível: o medo de fracassar.

Sim, ele consegue chegar as pirâmides, mas isso não é nem metade do que o livro representa.

Eu tive uma imensa dificuldade de escrever sobre esse livro, ele é tão detalhado que chegou num momento que eu não sabia juntar os fatos para começar a resenha. Acho que dei meu melhor e espero que vocês compreendam bem a ideia do livro.

Resumindo, todos os seres humanos tem a sua Lenda Pessoal – que poderíamos chamar toscamente de “desejo” – e que há vários fatores que os fazem desviar disso, e muitos acabam não chegando lá.

Muitas passagens do livro me fizeram pensar muito e balançar a cabeça positivamente, concordando. Por mais que não seja um auto-ajuda, no final das contas acaba sendo um, mas da melhor maneira possível.

Não importa o que faça, cada pessoa na Terra está sempre representando o papel principal da História do Mundo. E normalmente não sabe disso.

E alguém reparou que eu escrevi várias vezes “pastor” e “rapaz”, e não dei um nome ao homem? Pois é, é totalmente proposital, pois o livro também é assim, e só irá divulgar o nome no epílogo “Palavras finais”. Algumas sinopses trazem o nome dele, inclusive a que veio com esse livro, porém, eu sou tão lerda que não reparei (ainda bem) rs. Quando cheguei no final foi uma surpresa e um alívio descobrir. Então, dica: não procurem saber antes o nome do personagem, não leiam sinopses, a magia do suspense é boa! Acreditem! ;)

Essa edição especial de 25 anos do livro criada pela Sextante está um luxo. Esse livro maravilhoso realmente precisava de uma carinha nova e mergulhar novamente no mercado, nas livrarias e nas listas de mais vendidos (tenho certeza que vai, a editora está fazendo um trabalho magnífico de divulgação). Ele merece! Então se você ainda não leu, não perca essa nova oportunidade, não vai se arrepender!

Favorito! <3

Editora: Sextante Ano: 2015 Páginas: 176
Categoria: Ficção brasileira.

Inspire-se

Escritores: Hemingway / Blake / Borges / Malba Tahan / Oscar Wilde.


Postado Por Thay Rocha - Blog Leitora na Moda

Anúncios

16 comentários sobre “Livro: O Alquimista, de Paulo Coelho (Edição Especial 25 anos)

    • Qualquer leitura é válida. A primeira vez que li esse livro foi há bastante tempo, tenho uma versão que venderam junto com o jornal ‘O Globo’. Era uma coleção, tenho todos até hoje. Gosto muito do trabalho dele, apesar de ter bastante preconceito por ele ser brasileiro. Temos é que valorizar. Se uma nova capa, uma nova divulgação despertar a curiosidade dos que ainda não leram, eu acho muito bom!! :)
      Beijos :*

      Curtir

  1. Nossa, como foi maravilhoso ler a sua resenha. Lí esse livro há muito tempo, há uns 10 anos mais ou menos, e enquanto lia, tudo vinha em minha cabeça. Quando eu era mais nova amava ler os livro do Paulo Coelho, inclusive, o meu favorito dele é Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei. Acho as obras super reflexivas. Deu até vontade de reler. Essa edição está lindíssima

    Abração.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oie!
    Eu não cheguei a ler esse livro ainda, e gostei da dica sobre não procurar o nome do protagonista. Eu como sou curiosa e ansiosa, seria a primeira coisa que iria fazer. Gostei da sua resenha, e estou com vontade de comprar essa edição especial.
    Bjks!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olha, eu li esse livro há muuuuitos anos. Nem lembrava direito da história, mas lembro que gostei muito. Foi na mesma época em que li Brida, em uma sentada. Fiquei feliz em saber que o livro está com uma nova e belíssima edição. O meu, emprestei e nem lembro para quem. Acho que vou comprar essa nova edição e fazer uma releitura. ;)

    Tatiana

    Curtir

  4. Oi Thay! A edição está linda ♥ Eu nunca senti vontade de ler esse livro, e me envergonho por isso. Sua resenha trouxe em detalhes o enredo, o que me ajudou muito, pois não sabia ao certo a história desse livro que é tão famoso. As críticas positivas e construtivas me deixaram louca de vontade ler rsrs.
    Parabéns pela resenha e pelo blog, estou seguindo em todos os lugares hahaha.
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s